Periodontia

A Periodontia é a especialidade da Odontologia, capacitada em prevenir e tratar patologias que envolvam a gengiva e o osso de suporte dos dentes, que quando afetados podem prejudicar a saúde bucal bem como a integridade dos dentes.

Doenças periodontais mais frequentes:

GENGIVITE

Inflamação da gengiva, causada por acúmulo de placa bacteriana, tornando a gengiva avermelhada e com sangramento.

PERIODONTITE

Quando a Gengivite não é diagnosticada e tratada, a inflamação progride para o osso de suporte, ao redor da raiz, podendo levar até a perda do dente.

A Periodontia também atua diretamente na estética dental, no chamado sorriso gengival.

Gengivoplastia e Gengivectomia

São procedimentos cirúrgicos que visam refazer o contorno estético gengival (Gengivoplastia) e remover o excesso gengival causado pela doença periodontal ( Gengivectomia).

Em alguns casos específicos, estão indicados os procedimentos de enxerto gengival, onde retrações da gengiva ocorrem deixando a estética prejudicada.

Implante dentário

A reposição de um ou mais dentes perdidos requer um correto planejamento para restabelecer a função mastigatória, recuperar a estética e fonética.

Mediante estudo individualizado indicamos a melhor técnica de implantes, cujo tratamento geralmente consiste de duas etapas, sendo a primeira cirúrgica onde um ou mais implantes são inseridos no osso alveolar, e a segunda etapa protética, onde ocorre a instalação do(s) dente(s).

Em alguns casos, após precisa avaliação através de radiografias e tomografias, pode-se realizar o implante de carga imediata, onde em um único procedimento faz-se a cirurgia e prótese.

Próteses dentárias

O avanço da tecnologia está conferindo às próteses dentárias uma aparência natural restaurando o sorriso de forma estética e recuperando a função mastigatória e a fonética.

Atualmente existem alguns tipos de próteses, que dentro da correta indicação, proporciona um resultado bastante favorável e duradouro.

De maneira resumida, as próteses dentárias podem ser realizadas diretamente sobre dentes (prótese fixa), sobre implantes e sobre gengiva.

estética

Com a intenção de preservar ou devolver a integridade estrutural e funcional dos dentes de maneira mais conservadora, bem como corrigir pequenos desníveis dentários, técnicas de facetas, lentes de contato, tem o propósito de harmonizar o sorriso.

O correto planejamento indicará a melhor técnica que difere segundo quanto o dente será desgastado, bem como o tipo de material (resina ou porcelana) será utilizado na restauração.

clareamento dental

O clareamento dental é uma das soluções estéticas mais adotadas atualmente. O tratamento pode ser, de dois métodos:

Clareamento dental caseiro
O paciente, através do uso de moldeiras, aplica o gel clareador, de acordo com a orientação profissional, durante algumas horas diárias, em média de 2 semanas.

Clareamento a Laser
É feito no consultório, o gel clareador é ativado pelo aparelho a laser, tornando o tratamento mais rápido, em média de duas sessões.

clínica geral

Dentre as competências da Odontologia Clínica Geral estão prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de condições, desordens e doenças dos dentes e gengiva. O clínico geral presta serviços relacionados a manutenção da saúde bucal, através de orientações e intervenções.

A importância de uma regularidade de visita ao dentista (média de 6 meses), é fundamental para garantir a saúde bucal, às vezes prevenindo tratamentos mais complexos e invasivos .